Exercício dos Conceitos - Autenticidade

Olá,

Nós do grupo Cinearq ficamos responsáveis por postar, semanalmente, três conceitos relativos ao termo Autenticidade. Este conceito hoje é amplamente discutido (mesmo que de forma indireta) devido às venda/downloads clandestinos de filmes. Deixo a questão para refletirmos: até que ponto isso influencia nos ramos da Arquivística? Fiquem à vontade para falarem o que pensam.

Só para registrarmos o susto: o primeiro lugar que  procuramos pelo termo "Autenticidade" foi no Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística editado pelo Conselho Nacional de Arquivos - Conarq e pasmem: apesar de o termo ser utilizado em dois verbetes (busquem por diplomática e apócrifo), o dicionário não o define. Uma situação no mínimo frustrante.

Dada a frustração, resolvemos apelar para  a Wikipédia! E aqui segue seu conceito:

"Entende-se por autenticidade a certeza absoluta de que um objeto (em análise) provém das fontes anunciadas e que não foi alvo de mutações ao longo de um processo. Na telecomunicação, uma mensagem será autêntica se for, de fato, recebida na íntegra, diretamente do emissor.
Autenticidade é a garantia de que você é quem diz ser. Em segurança da informação um dos meios de comprovar a autenticidade é através da biometria que esta ligado diretamente com o controle de acesso que reforça a confidencialidade e é garantida pela integridade."

(UM, Qualquer. In_____Wikipedia: a enciclopédia livre. Disponível em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Autenticidade>. Acesso em 25 de novembro de 2010.)

Será mesmo que um site com conteúdo elaborado literalemente por qualquer um está à frente do nosso Conselho Nacional? Fica a crítica. Espero que vocês entendam o sarcasmo da situação acima descrita.

Agora, para que possamos tentar compensar, colocaremos três definições de uma autora um tantinho respeitada na área:

A autenticidade legal: documentos que suportam uma prova sobre si mesmos, por causa da intervanção durante ou depois de sua criação, de uma autoridade pública que garanta sua genuinidade. 

A autenticidade diplomática: documentos escritos de acordo com as práticas do tempo e lugar indicados no texto e assinados pelas pessoas competentes para criá-lo.

A autenticidade histórica: documentos que atestam que sucedeu o que verdadeiramente teve lugar, informam o que é verdade.

(DURANTI, Luciana. Diplomática. Usos nuevos para una antigua ciencia. Tradução de Manuel Vazquez. Carmona: S&C Ediciones, 1995. 170 p.)

Por enquanto pararemos por aqui! Semana que vem voltamos com mais definições.

Saudações.

0 comentários:

Postar um comentário