Conclusões: Trabalho Final


O cineasta Glauber Rocha tem um acervo extremamente rico, composto por correspondências, roteiros de filmes, peças, poemas, entre outros. O grupo escolheu documentos relativos à produção cinematográfica “Deus e o Diabo na Terra do Sol” que teve sua realização no período da Ditadura Militar Brasileira (1964) e acabou alvo da censura de forma tardia, por mais que tenha conseguido liberação inicialmente, como demonstra alguns documentos avaliados pelo grupo.
 
Para fazer este trabalho, elencamos documentos relativos ao filme especificamente, devido ao modelo de classificação arquivística proposto pelo grupo. No decorrer da construção do trabalho, surgiram algumas dificuldades oriundas da análise dos documentos escolhidos. A principal dificuldade foi a dúvida quanto a organização das séries documentais: cada filme poderia compor um dossiê ou ter seus documentos divididos em séries distintas. Para que um conjunto de documentos se caracterize em um dossiê, é necessário que todos os documentos sejam acumulados para atender um fim específico. À grosso modo estes documentos apresentam esta característica, assim como todos os documentos arquivísticos, pois são providos de organicidade, princípio fundamental que rege esta disciplina. Entretanto, após uma análise aprofundada dos documentos, ao se tentar manter uma perspectiva função-atividade-série percebe-se que as atividades por eles refletidas são sensivelmente distintas, justificando assim sua separação em três séries. Isto é bem claro ao comparar os documentos contidos na série “apresentação ao público”, que são documentos tipicamente gerados pela atividade cinematográfica com os documentos da série “submissão ao Estado para fins de Censura”, que são documentos gerados num contexto específico da história brasileira, baseado no regime governamental vigente à época: a Ditadura Militar.
 
Este trabalho pode ajudar na discussão dos arquivos contemporâneos na medida em que as análises de documentos produzidos pela atividade cinematográfica forem aprofundadas, já que apesar de esforços esparsos, conforme bibliografia contida na página “bibliografia” deste blog, a análise arquivística de documentos de cunho cinematográfico é ainda insipiente. Pode servir como ponta-pé inicial para o aprofundamento científico sistemática da área, suscitando diversos aspectos abordados ou não em seu conteúdo.

0 comentários:

Postar um comentário