Casarão que abriga o acervo de Glauber Rocha: Templo Glauber Rocha, RJ. |
O acervo Tempo Glauber foi constituído através da reunião de documentos pessoais de Glauber Rocha (1939-1981), um dos mais importantes cineastas brasileiros e cuja obra é objeto de estudo.
Ao longo de sua vida, como artista, intelectual e cidadão, Glauber Rocha viveu intensamente, produzindo uma densa obra que o transformou numa das maiores personalidades do século XX. Sua filmografia, com 11 longas e 6 curtas, teve como compromisso os impasses cruciais de seu tempo e a luta pela liberdade, no Brasil.
O acervo composto por documentos nos mais diferentes suportes materiais - manuscritos, impressos, fotografias, livros, periódicos, cartazes, desenhos, cromos, discos de vinil, fitas áudio magnéticas, entre outros. Também possui um acervo iconográfico (cartazes, reproduções e desenhos), fotográfico e também alguns diplomas, prêmios e títulos concedidos.
Em dezembro de 2010, seu acervo foi comprado pelo Ministério da Cultura e foram publicados números exatos de seu acervo: no conjunto estão os 22 filmes feitos por Glauber, além de 80 mil documentos, que incluem sua correspondência pessoal, roteiros de filmes, peças, poemas e romances. Do total, 223 roteiros e projetos de livro permanecem inéditos. O custo da transação (meio atípica no universo arquivístico, diga-se de passagem) foi de três milhões de reais.
0 comentários:
Postar um comentário