Desafio - Acervo Discos Projeto Almirante (Funarte)


A classificação do projeto Memória das Artes é, na verdade, um amontoado de imagens sem classificação alguma. O acervo escolhido é composto basicamente por fotos de vinis digitalizados, somados a suas capas e contracapas e os seus respectivos encartes. Entretanto, os lados “A” e “B” dos mesmos vinis não estão agrupados, nem sequer seus encartes estão próximos, causando assim grande imprecisão na consulta por um artista específico. Sequer os encartes e cartas se encontram juntos também, apesar de estarem devidamente identificados com o nome do grupo ou músico. Ao se clicar em “imagens” abre-se uma coleção de imagens aleatórias e completamente descontextualizadas.

A proposta inicial do grupo, de forma macroscópica, seria a de agrupar as imagens de forma a compor todo o álbum do artista em questão, juntando as imagens da capa, contracapa, encartes e lados “A” e “B” dos vinis. Dessa forma, seria criado um ícone para cada artista. Estes ícones estariam ordenados, primeiramente, pelo ano de lançamento de seu trabalho, para que pudesse haver um acompanhamento sincrônico da música brasileira. O segundo critério de ordenação seria o critério alfabético. Por se tratar de um acervo com uma grande quantidade de documentos, escolhemos o grupo de documentos do Músico Araci Cortes, composto pela digitalização dos selos do lado A e B do seu vinil, os respectivos encartes, além da capa e contracapa. 


Aplicando a proposta do manual do Grupo de Madrid aos documentos do músico Araci Cortes (basicamente por fotos de vinis digitalizados, somados a suas capas e contracapas e os seus respectivos encartes e um texto digitalizado), detalhariamos as características internas e externas dos documenos, identificando elementos como produtor, destinatário, legislação, trâmite, documentos que o compõem, ordenação da série, conteúdo, vigência administrativa, eliminação e acesso. E após esse detalhamento, agrupariamos os documentos que possuem características semelhantes entre si. Analisariamos a função, a atividade do documento e em seguida a sua tipologia.

Aplicar essa proposta é difícil, pois é um modelo de padronização das tipologias e essa padronização só pode acontecer com uma grande rigidez das suas estruturas administrativas.

Aplicando a metodologia da proposta da Tipologia de Partidos Políticos analisariamos os caracteres internos (produtor, conteúdo, objetivo/função e público-alvo) e externos (gênero, suporte e formato). No caso da proposta de tipologia a ser implementada nos arquivos de partidos políticos, tem-se a idéia de classificação funcional, não pautada somente pela função dos documentos, mas também pelas espécies documentais. Aborda-se a necessidade de um pré-estabelecimento das tipologias documentais específicas a cada modalidade, permitindo a contextualização dos documentos e suas funções. A função desses documentos pela Funarte é preservar a memória cultural do país e difundir essas informações para o público.

Aplicar o modelo do Código de Classificação do Conarq aos documentos do músico Araci Cortes é uma tarefa impossível pois o código não propõe a análise dos elementos externos do documento (suporte, formato, forma...) e classifica os documentos pos assunto, tipo, função de forma desordenada causando grande imprecisão.

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