Cineasta Nacional da Semana
Fernando Meirelles nasceu em 9 de novembro de 1955 na cidade de São Paulo (SP). Aos 12 anos, ganhou de presente sua primeira câmera de filmar. O que era para ser um passatempo, jamais saiu de suas mãos. Mesmo quando na década de 80 curso Arquitetura e Urbanismo na Universidade de São Paulo (USP). Seu trabalho de graduação foi aprovado com a nota mínima, pois diferente de seus colegas, apresentou um filme como conclusão do curso.
Na mesma época fundou, juntamente com quatro amigos (Paulo Morelli, Marcelo Machado, Dário Vizeu e Beto Salatini) a produtora independente Olhar Eletrônico. Em
No final da década de 80 sua aproximação com o mercado publicitário era cada vez maior. Em 1990, fecharam a produtora para fundar a O2 Filmes. Em pouco mais de uma década a empresa se tornou uma das principais do país no segmento.
Depois de alguns trabalhos para TV, em 1998 dirigiu seu primeiro longa-metragem para o cinema: a continuação do filme infantil O Menino Maluquinho. Quatro anos depois, com o filme Domésticas, conquistou diversos prêmios em festivais nacionais.
Mas a grande virada de sua carreira viria em 2002. Dirigindo o aclamado Cidade de Deus, seu trabalho ganhou uma repercussão internacional, sendo considerado um dos melhores filmes da década e um dos melhores filmes brasileiros de todos os tempos. O sucesso foi tão grande que o filme recebeu quatro indicações ao Oscar, uma delas para Meirelles na categoria de Melhor Diretor.
Em 2005, firmou-se como um dos mais importante diretores internacionais ao levar para o cinema O Jardineiro Fiel. O trabalho lhe valeu uma indicação ao Globo de Ouro e outra ao BAFTA, ambas na categoria de Melhor Diretor.
Seu mais novo filme é Ensaio Sobre a Cegueira, baseado na obra do escritor português José Saramago, prêmio Nobel de Literatura.
Para saber mais clique em:
0 comentários:
Postar um comentário