Os Cineastas e a sua Arte

Olá coleguinhas,
Fazendo pesquisas na internet descobrimos um coleção de Manuais de Cinema, formado de 4 títulos: Manuais de Cinema I: Laboratório de Guionismo, Manuais de Cinema II - Gêneros Cinematográficos, Manuais de Cinema III - Planificação e Montagem, Manuais de Cinema IV - Os Cineastas e a sua Arte, feitos pelo Professor Luís Nogueira. O último título – que é o que nos interessa - reuni alguns dos ensinamentos de vários cineastas fundamentais da história do cinema e reflete de modo breve sobre eles. Como você verá, pois, iremos colocar aqui no blog as partes que achamos mais interessantes, ele trata dos autores cujo pensamento está sistematizado em livro, já que o objetivo foi preparar um manual que pudesse servir de base à grade curricular universitária chamada Teoria dos Cineastas.
Introdução:
"No cinema, tratando-se de uma arte de tão vastas e específicas exigências técnicas e formais, é natural que procuremos recolher no discurso diretamente produzido pelos seus autores os ensinamentos mais profundos e informados. Porque, no fundo, todos pensamos: quem melhor do que o autor para desvelar os segredos da sua arte, as motivações do seu trabalho, o contexto da sua obra?
Esta atenção especial às palavras dos cineastas enfrenta algumas dificuldades: o cineasta socorre-se muito frequentemente da intuição, e experimenta a deriva e até o desdém perante o discurso lógico e sistemático da teoria e da ciência. Revela-se difícil encontrar em qualquer cineasta (raras são as exceções) um argumento ou um ideário devidamente organizado. Não que não seja possível conhecer e reconhecer o pensamento de muitos cineastas sobre a sua arte, mas o fato é que esses pensamentos tendem a ser apresentados de modo ora lacunar ora laudatório ora lacônico."

Em breve mais capítulos...

0 comentários:

Postar um comentário