Atividade Desafio...


Como foi proposto pelo Blog Mamãe aqui vai a resposta do primeiro desafio da semana.



- Quem é o produtor do documento? Quem é o titular do documento?

O produtor do documento é a concessionária (interessada em vender o carro). O titular é a empresa que elaborou o anúncio.

- Qual a forma do documento?

Original Múltipla.



- Qual a função que o documento exerce (nos vários contextos)?


Concessionária: angariar clientes, divulgar a marca.

Empresa de Marketing: Função de portfólio, para conseguir novos trabalhos.

Leitor: Informações a respeito do carro e da concessionária.

- A cópia autenticada é diplomaticamente e legalmente autêntica? Justifique.


O documento é legalmente autêntico a partir do reconhecimento em cartório, procedimento usado para validar documentos juridicamente, de acordo com o sistema jurídico brasileiro. É diplomaticamente autêntico por conter todos os elementos inerentes do anúncio de um carro como fotografia do veículo, marca, modelo, texto publicitário, valor, entre outros.

- Podemos afirmar que o anúncio publicado na revista continha informações falsas, uma vez que o vendedor não pode realizar a venda do veículo alegando que o valor apresentado estava abaixo do preço tabelado? Justifique.

Não é falso pelo fato de o anúncio indicar valor inicial para o veículo com o texto “a partir de...”. Isso indica que pode haver valores mais elevados. Pode acontecer também do veículo no valor anunciado ter acabado, tornando as informações apenas desatualizadas e não necessariamente falsas.

- Como fica, a partir dessas cópias, a autenticidade histórica do anúncio?

A autenticidade histórica do documento fica inalterada com a produção das cópias, pois, o documento continua a comprovar o anúncio e a reclamação do cliente em questão, que gerou o dossiê, casos que de fato aconteceram.

- Qual seria o plano de classificação original, de onde o amigo arquivista fez as cópias?

O plano de classificação de documentos de área-fim utilizado pelo PROCON, provavelmente classificado em um código chamado “processo de reclamação”.

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