Mostra "Cinema de Memórias Fragmentadas" - Hou Hsiao-Hsien


De 02 a 16 de janeiro, o Centro Cultural do Banco do Brasil realizará, pela primeira vez em Brasília, a  projeção de películas do cineasta taiwanês Hou Hsiao-Hsien, diretor que é figura-chave do novo cinema de Taiwan. Hou também é considerado um dos cinco mais importantes realizadores do planeta. Nas três últimas décadas, sua obra foi reconhecida em diversos festivais mundo afora. A mostra “Cinema de Memórias Fragmentadas” exibirá todos os 18 filmes realizados pelo diretor, proporcionando ao público de Brasília a oportunidade de conferir toda a filmografia desse importante cineasta. A retrospectiva abarca, além dos 17 filmes em longa-metragem – todos títulos inéditos no circuito comercial brasileiro –, o longa O homem-sanduíche (The SandwichMan/Er zi de da wan’ou, 1983), filme chave do novo cinema de Taiwan, que é composto por três curtas-metragens.
“Eu não desejo contar histórias. Meu desejo, antes, é criar climas, ambiências”, anotou Hou Hsiao-Hsien. É com esse espírito “etéreo” que sua arte ganhará retrospectiva completa na cidade.
Hou é um cineasta laureado: foi eleito o Diretor da Década de 90 pelos críticos internacionais de Village Voice e do Film Comment e seus filmes, além de exibidos em Cannes, receberam prêmios em Berlim e Veneza.
Ainda que com inegável reconhecimento da crítica, as películas de Hou Hsiao-Hsien – as quais mal são distribuídas no Ocidente – estiveram, até agora, limitadas ao restrito circuito de festivais. Muitas delas são praticamente desconhecidas do público brasileiro.


Fonte: Site Candango

Para saber mais sobre a programação clique AQUI

0 comentários:

Postar um comentário